Ter, 11 de Dezembro de 2018
INVESTIGAÇÃO GEOLÓGICA E GEOTÉCNICA




- SONDAGEM À TRADO:
Método que utiliza como instrumento o trado, um tipo de amostrador de solo constituído por lâminas cortantes, que podem ser espiraladas (trado helicoidal ou espiralado) ou convexas (trado concha). Tem por finalidade a coleta de amostra deformadas, determinação do nível d’água e identificação dos horizontes do terreno.

- SONDAGEM À PERCUSSÃO (SPT):
Método em que a perfuração é obtida através do golpeamento do fundo do furo por peças de aço com amostrador na ponta para armazenamento e coleta do material perfurado. O ensaio de penetração padronizado, também denominado Standard Penetration Test (SPT), é um ensaio executado durante uma sondagem a percussão com o propósito de se obter índices de resistência à penetração do sol, além da coleta de amostras de solo e identificação do nível d’água.

- SONDAGEM ROTATIVA:
Método que utiliza um conjunto moto-mecanizado, projetado para a obtenção de amostras de materiais rochosos, contínuas e com formato cilíndrico, através de ação perfurante dada basicamente por forças de penetração e rotação que,
conjugadas, atuam com poder cortante.

- SONDAGEM MISTA
Método que utiliza a sondagem à percussão até atingir um obstáculo impenetrável, com resistência de 50 golpes para 30 cm no ensaio SPT, sendo então necessária a utilização do método de sondagem rotativa.

alt

alt

alt

alt

alt

alt

alt

alt

alt

alt

alt

alt

- POÇOS DE INSPEÇÃO:
Escavação vertical de seção circular ou quadrada, com dimensões mínimas suficientes para permitirem o acesso de um observador, visando a inspeção das paredes e fundo, bem como a retirada de amostras representativas, deformadas e indeformadas, podendo também ser aproveitados para a realização de ensaios de permeabilidade.

- POÇOS DE MONITORAMENTO:
Perfuração executada de acordo com as normas técnicas vigentes visando obter amostras de água subterrânea para verificar
, por meio de análises laboratoriais, a qualidade hidrogeológica e os seus índices de contaminação.

- ENSAIO DE PERMEABILIDADE:
Os ensaios de permeabilidade executados em furos de sondagem (percussão e rotativa), genericamente conhecidos por ensaios de infiltração, têm por finalidade a determinação dos coeficientes de permeabilidade de solos.

- ENSAIO DE PERDA D'ÁGUA SOB PRESSÃO:
Normalmente realizado em maciços rochosos através de furos de sondagens, visa a determinação da permeabilidade e do comportamento desses maciços frente a percolação d'água através de suas fissuras.


 
Share to Facebook Share to Twitter Share to Linkedin